A vitamina C ou ácido ascórbico é um composto hidrossolúvel, o qual age como um antioxidante, combatendo os processos oxidativos dos radicais livres, atuando diretamente no processo de envelhecimento. Além disso, apresenta efeito benéfico como despigmentante, melhorando a textura da epiderme e combatendo as rugas.
Com o avanço da idade, ocorre uma diminuição da capacidade antioxidante natural da pele. Nosso órgão protetor, fica exposto tanto aos fatores intrínsecos do organismo, quanto aos extrínsecos (poluição e raios solares). Este desequilíbrio pode provocar doenças de pele, assim como danos em sua estruturação, fazendo com que a mesma, acabe por produzir grandes quantidades de radicais livres.
A Vitamina C é um nutriente que pode ser fornecido ao organismo de duas maneiras, por via oral (ingerido através de alimentos ou medicamentos que contenham esse tipo de vitamina) ou de maneira tópica, sendo aplicado na forma de cremes ou por iontoforese (procedimento que utiliza uma corrente elétrica para permitir a migração do ativo e melhor permeabilidade deste).
A forma estabilizada da Vitamina C é mais rara de ser encontrada, pois poucas empresas conseguem obtê-la em sua concentração pura. Dessa forma, ela é utilizada em seu uso tópico com os dermocosméticos de 10% a 20% do ativo, podendo ainda ser associada com a vitamina E, assim potencializando todos seus efeitos.
Está Vitamina, atua fisiologicamente na síntese e na regulagem da trama de colágeno do tipo I e III e ainda combate a degeneração do mesmo. Vale lembrar que este procedimento pode e deve ser realizado durante o verão, pois neste período ficamos mais expostos ao sol e a luz ultravioleta, fazendo com que o nível de ácido ascórbico caia. Também desempenha excelente papel como fotoprotetor solar, visto que confere proteção UVA e UVB.
Portando a ingestão de Vitamina C, em forma de alimento, em forma de cosmético de uso tópico a base de ácido ascórbico (protetor ou creme, não esquecendo da fácil oxidação), ou na forma de aplicação através da iontoforese (uma vez por mês para manter todos esses benefício, ou uma vez a cada duas semanas nos casos de tratamentos regrados para despigmentação ou rejuvenescimento) é um excelente tratamento para a pele, promovendo seu melhor aspecto e saúde.
O ácido ascórbico pode ser usado tanto para a pele jovem, quanto para a pele mais envelhecida, mostrando-se seguro, gerando notórios benefícios de rápida percepção. Proporciona e garante uma pele mais homogênea, lisa e de textura suave, além de protegida e extremamente saudável.