Bioimpedância é a magnitude da oposição do substrato biológico à passagem de uma determinada corrente elétrica(alternada). Sua medida é influenciada por variáveis como: frequência do sinal elétrico, processos eletroquímicos, temperatura, potencial de hidrogênio (pH), estado de hidratação e a viscosidade do fluido ou tecido biológico em questão.
Do ponto de vista elétrico, os tecidos biológicos podem ser interpretados como um circuito complexo formado por resistores e capacitores dispostos tanto em série, quanto em paralelo, e que agem como condutores ou dielétricos, no qual o fluxo de corrente seguirá o caminho de menor oposição.
é um eletrocardiograma que grava os batimentos do coração durante 24 horas ou até mais, para ser lido e interpretado posteriormente pelo arritmologista que vai descrever se existe algum problema no ritmo cardíaco que necessite de tratamento.
O aparelho é instalado por eletrodos no tórax semelhante ao eletrocardiograma de repouso, é uma monitorização de eletrocardiograma portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante 24 horas. Após é removido e interpretado pelo médico.
Ergometria é a ciência que mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico.
Também é a ciência responsável por cuidar da postura durante o trabalho. Pessoas que sentam errado, é um exemplo.
Os estudos ergométricos envolvem medições dos mais diversos tipos de esforço físico tais como os esforços musculares de trabalhos efetuados em Esteira ergométrica ou bicicleta ergométrica (Cicloergômetro).
Trata-se de uma disciplina indispensável para profissionais como cardiopneumologistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, atletas, médicos, Ergometristas e outros pesquisadores do trabalho.