Uma nova linha terapêutica está tomando cada vez mais o lugar dos tratamentos convencionais, são os aparelhos de laser e de fototerapia.
Através da aplicação de uma fonte de luz na pele acometida, pelo menos 2 vezes por semana, em torno de 15 minutos cada sessão, a acne inflamatória reduz drasticamente num período de 2 meses.
A bactéria propionium bacterium acnes, presente nos quadros de acne, é extremamente sensível a esta luz, sendo então destruída após aplicações repetidas. Ou seja, diminuindo a população desta bactéria, diminui o processo inflamatório e infeccioso da acne, melhorando o quadro do paciente.
Já o laser tem atuação na derme profunda, onde estão localizadas as glândulas sebáceas. Através de um aquecimento intenso nesta região, estas glândulas diminuem sua atividade de secretar sebo para a superfície da pele (imagem 1), melhorando a seborréia e conseqüentemente a acne.
Devido a esta atuação na derme, o aquecimento vai promover a formação de um novo colágeno, levando, também, a uma melhora da sequela acne.
Este tipo de tratamento é indicado para pessoas que não querem tomar algum tipo de medicamento como isotretinoina, por questões como gravidez, período de idade próxima a gestação, ou até mesmo pessoas que já usaram medicamento e agora estão tendo recidivas da acne, entre outros motivos.
Podem ser associados ao laser, produtos específicos como sabonetes, géis, tônicos.
Os cuidados devem ser realizados diariamente a nível homme care, para que os resultados sejam otimizados.
Nem todo quadro de acne é igual. Simplificadamente, podemos dividir a acne em inflamatória (espinhas purulentas) e não-inflamatória ou comedoniana (somente cravos, também chamados de comedões).
Essa divisão é importante porque cada tipo é tratado de forma diferente, sendo o tratamento da acne não-inflamatória mais simples. É importante salientar que deve-se usar filtro solar, hidratantes em gel e sempre da linha oil free (livre de óleo), também é possível observar embalagens que dizem não comedogênicos.
A limpeza de pele é bem indicada, principalmente para a remoção de comedões abertos, desde que seja executada de forma asséptica e com cuidados com esterilização para não propagar a propionium bacterium acnes, em casos mais ativos de acne após a limpeza de pele, pode haver efeito rebote ( produção de mais sebo), que pode ser estabilizada após utilização de tonico especifico.
No tratamento da acne ativa na região das costas, se realiza um protocolo especial, que envolve fototerapia, radiofrequência entre outros procedimentos.