Novo teste de respiração, tão eficaz quanto raios-X, pode detectar câncer de mama em apenas 10 minutos
Os cientistas desenvolveram um teste de respiração para verificar se há câncer de mama.
Ao tirar o constrangimento do procedimento, ele também pode levar a maior quantidade de consultas de mulheres e salvar mais vidas.A investigação mostra que o kit é tão preciso como raios-X rotineiramente utilizados em hospitais. Demora menos de dez minutos para detectar a doença e seus fabricantes dizem que pode reduzir a necessidade de mamografias desconfortáveis.
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres depois do câncer de pulmão, alegando quase 1.000 mortes por mês. No entanto, o número de mulheres que fazem mamografias trienais está caindo, em meio a preocupações de que os raios-X não conseguem distinguir os cancros perigosos.
O kit BreathLink foi desenvolvido por uma empresa dos EUA e já está à venda na Europa. Tudo começa com uma mulher respirando por dois minutos em um bafômetro. O ar é colocado para dentro de uma máquina, que analisa os níveis de produtos químicos. Os resultados vão para o computador, que determina se o padrão químico é um sinal de câncer de mama.
Michael Phillips, professor de medicina na New York Medical College, e uma das mentes por trás do teste de respiração, disse: “Nós sabemos que, com o kit, se você conseguir um resultado negativo no teste de mama, há uma probabilidade de 99,9% de chance de realmente não ter câncer, praticamente sem falsos diagnósticos. Eventualmente, o médico e a paciente podem decidir se ela precisa ou não passar pela mamografia. Isso significa que a grande maioria das mulheres não precisará se submeter ao trauma desse tipo de exame.”.
No entanto, o Dr. Phillips salienta que estudos maiores são necessários antes do seu equipamento se tornar a primeira escolha para o rastreio do câncer da mama. Ele acrescentou: “Estou otimista de que, nos próximos anos, as pessoas vão começar a olhar para o teste de respiração como um teste global.”.
Médica Cirurgiã Plástica graduada na Universidade Católica de Pelotas/RS – 2001; – Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula – Pelotas/RS reconhecido pelo MEC, CREMERS e CFM – 2002/2003 / CFM-RQE 19248; Título de Especialista em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora – Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS reconhecido pelo MEC, CREMERS, CFM e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 2005/2008.