O flúor tem a propriedade de inativar a cárie pela remineralização do esmalte. Pode ser encontrado nos alimentos, na água de abastecimento, na pasta de dente, nos enxaguantes bucais, etc. Devido à isto, devemos ter muito cuidado, pois o flúor quando ingerido, em excesso, por crianças, pode causar a chamada “Fluorose”.
A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Se manifesta pela alteração de cor do esmalte, aparentando pequenas manchas ou linhas brancas.
Nos casos graves, adquire uma coloração acastanhada, podendo haver perda de estrutura dental, pois o esmalte torna-se mais friável, mais fácil de desgastar fisiologicamente. Portanto, atenção pasta de dente sem flúor até os 4 anos, e com pouco flúor entre 4 – 7 anos.
Na gravidez não é necessário ingerir suplementos de flúor, pois sabe-se que a principal ação preventiva é a tópica, ou seja, a que se dá pelo contato do flúor na boca com os dentes. Além disso, estudos mostram que o flúor passa para o bebê através da placenta sem qualquer benefício comprovado.
Recomenda-se que as gestantes frequentem um dentista antes, até mesmo, de engravidar.
Pois, caso tenha algum tratamento para fazer, este seja feito antes do primeiro trimestre de gestação (quando, então, não será recomendado). O atendiment oodentológico, em gestantes, é mais indicado, no segundo trimestre(quarto, quinto e sexto mês).
Dra Karen Kaiser
Cirurgiã dentista CRORS 18229
Clinica geral, implantes e estética
Endodontista
RT. -EPAO 3275
Formação: Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduação: Especialista em Endodontia pela UnicSul, Odontocenter de Passo Fundo/RS. Aperfeiçoamento em Cirurgia de Implantodontia pela Odontocenter de Passo Fundo/RS. Aperfeiçoamento em Estética e cosmética dental, abrangendo próteses fixas no CEOM.