Coadjuvante no Emagrecimento
Protege a Pele Contra os Danos da Radiação Ultravioleta
O chá verde (nome científico: Camellia sinensis), também conhecido como Green tea, possui altas concentrações de catequinas (sendo a mais importante a epigalocatequina-3-galato), poderosos antioxidantes e que são aliados na promoção da saúde. Essas catequinas são capazes de reduzir a inflamação causada pela radiação ultravioleta (UV), ajudam a diminuir as taxas de colesterol, ativam o sistema imunológico, regeneram a pele e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. A seguir, vocês irão encontrar alguns estudos clínicos comprovando os benefícios dessa planta vastamente consumida em dois aspectos: pele e perda de peso.
Efeitos benéficos do chá verde para o controle/redução de peso:
Redução de peso, circunferência de cintura e IMC: Um estudo conduzido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) mostrou que o consumo diário de uma preparação de chá verde (saches contendo 1 grama de green tea para o preparo do chá, 3 vezes/dia, durante 60 dias) por idosos com síndrome metabólica promoveu, de forma estatisticamente significativa, redução dos seguintes parâmetros: peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e circunferência de cintura.
Vieira Senger AE, Schwanke CH, Gomes I, Valle Gottlieb MG. Effect of green tea (Camellia sinensis) consumption on the components of metabolic syndrome in elderly. J Nutr Health Aging. 2012;16(9):738-42.
Redução de peso, circunferência de cintura, insulina e glicose: Em 2013, foi publicado outro estudo mostrando que associar a suplementação de 400UI de vitamina E + 3 xícaras de chá verde ao dia com 30 minutos de caminhada 6 vezes/semana, durante 12 semanas, além de reduzir o peso corporal e os níveis de insulina, é capaz de reduzir a circunferência da cintura e a glicose de jejum em homens e mulheres saudáveis, além de aumentar a proteção antioxidante desses indivíduos.
Narotzki B, Reznick AZ, Navot-Mintzer D, Dagan B, Levy Y. Green tea and vitamin E enhance exercise-induced benefits in body composition, glucose homeostasis, and antioxidant status in elderly men and women. J Am Coll Nutr. 2013;32(1):31-40.
Efeitos benéficos do chá verde para a pele:
Efeito fotoprotetor, anti-inflamatório: Publicado no British Journal of Nutrition (2013), um estudo avaliou os efeitos fotoprotetores da suplementação diária de voluntários saudáveis com 540mg de chá verde + 50mg de vitamina C, durante 12 semanas. Antes e após a suplementação, a pele desses voluntários foi exposta a uma dose de radiação UV e a formação do eritema (a vermelhidão) foi quantificada. Após as 12 semanas, foram detectados na pele dos voluntários os componentes do chá verde, mostrando então sua assimilação pela pele humana. Também foi comprovado o efeito anti-inflamatório, uma vez que houve redução dos níveis de 12-HETE (um marcador de inflamação aumentado pela UV – ácido 12-hidroxieicosatetraenoico). Por fim, foi comprovado que a suplementação de chá verde + vitamina C reduziu o eritema causado pela irradiação. De acordo com os pesquisadores, todos esses resultados mostram o poder do chá verde em contribuir para a proteção contra a inflamação causada pelo sol e os seus danos à pele de longo prazo.
Rhodes LE, et al. Oral green tea catechin metabolites are incorporated into human skin and protect against UV radiation-induced cutaneous inflammation in association with reduced production of pro-inflammatory eicosanoid 12-hydroxyeicosatetraenoic acid. Br J Nutr. 2013 Sep 14;110(5):891-900.
Fotoproteção, melhora da elasticidade da pele: Em 2011, outro estudo sobre os efeitos benéficos do chá verde para a pele já havia sido publicado. O estudo foi duplo-cego, placebo controlado, teve a duração de 12 semanas e 30 voluntárias saudáveis receberam diariamente uma bebida de chá verde contendo 1402mg de catequinas e 30 voluntárias receberam uma bebida controle (sem ativos). No final do estudo, foi comprovado que o chá verde diminuiu em 25% a formação do eritema na pele das voluntárias. Além disso, houve melhora na elasticidade, rugosidade, descamação, densidade e equilíbrio da água na pele. Como conclusão, os pesquisadores apontam a melhora da qualidade geral da pele dessas voluntárias e seu efeito protetor contra a radiação UV.
Heinrich U, Moore CE, De Spirt S, Tronnier H, Stahl W. Green tea polyphenols provide photoprotection, increase microcirculation, and modulate skin properties of women. J Nutr. 2011Jun;141(6):1202-8.
Outras informações:
O chá verde também contém cafeína. Por causa disso, pode ser contra-indicado para aquelas pessoas que sofrem de gastrite, esofagite de refluxo e úlcera gástrica.
Está disponível nos supermercados e lojas especializadas para o preparo da bebida e também na forma de cápsulas nas farmácias de manipulação e drogarias.
Também existem produtos a base de chá verde para preparo instantâneo, formando um suco, como é o caso da marca Sanavita.
Lembre-se, para o melhor aproveitamento dos fitoterápicos, é imprescindível consultar o profissional habilitado para tirar todas as dúvidas e receber a indicação de tratamento correta. Portanto, converse com seu nutricionista ou médico.
Médica Cirurgiã Plástica graduada na Universidade Católica de Pelotas/RS – 2001; – Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula – Pelotas/RS reconhecido pelo MEC, CREMERS e CFM – 2002/2003 / CFM-RQE 19248; Título de Especialista em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora – Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS reconhecido pelo MEC, CREMERS, CFM e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 2005/2008.