Tratamento da hiperidrose plantar e palmar com iontoforese
Escrito por: Dra. Gabrielle T. Albers 
A hiperidrose é uma condição na qual ocorre uma produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas e provoca grande incômodo aos pacientes. Entre os tratamentos propostos para a hiperidrose está a iontoforese com água de torneira, conhecida por inibir a produção de suor.
O mecanismo de redução da hiperidrose por iontoforese não é totalmente claro e um estudo foi realizado para avaliar a sua eficácia utilizando-se um esquema alternativo. Para conveniência operacional, os pacientes receberam os tratamentos em diferentes intervalos daqueles recomendados pelo fabricante do aparelho de iontoforese e foi realizada uma auditoria retrospectiva para avaliar a eficácia da iontoforese com água da torneira.
O estudo concluiu que o tratamento é eficaz e seguro para a hiperidrose palmar e plantar quando utilizado durante 4 semanas, sendo realizado o procedimento durante 3 dias na semana. Foram observados efeitos indesejáveis mínimos, como irritação e discreta vermelhidão na pele, mas nenhum foi grave o suficiente para exigir descontinuação do tratamento. É necessário um tratamento contínuo para manter o efeito e esta técnica deve ser considerada antes da intervenção sistêmica ou cirúrgica agressiva.
Fonte: MedNews nº 178